segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Implementação e Viagem!

Yessssss, boas notícias!

Na verdade, muitas notícias!

Depois de uns dez dias de espera pelo termo de compromisso, ele chegou pelos correios!!! \o/
Assinei, escaneei, enviei pelo sistema e por Correios (para Brasília de Porto Alegre, deu quase R$ 50,00 para uma folha de papel!!!). Enviei os outros documentos necessários e esperei. Esperei, esperei, esperei... A espera foi de quase um mês e meio!!!
Cansei de esperar e comecei a tentar ligar para meu técnico responsável, mandei e-mail... e nada! Liguei durante cinco dias seguidos (eles sempre me transferindo para falar com alguém que não sabia de nada) e finalmente consegui conversar com alguém que me disse que meus documentos estavam todos OK e que meu processo seria colocado na fila da implementação. Me informaram também que após a implementação o dinheiro demoraria até 15 dias úteis para entrar na minha conta. Como minhas aulas já estariam começando, o pessoal técnico me deu a dica de comprar a passagem com meu próprio dinheirinho e ir para a Itália =/ E esperar o dinheiro chegar lá.
OK, tudo bem, vamos lá então!
A primeira reserva de passagem (para fazer o visto, que falo mais daqui a pouco) era para dia 28 de Outubro. Depois da notícia da demora na liberação do dinheiro, tentei reservar minha passagem para outro dia durante a semana (porque teoricamente minha aula começaria dia 01 de Novembro). Conversando com minha orientadora, descubro que dia 01 de Novembro é feriado lá! E posso chegar durante a semana seguinte!
Então, decido ir no dia 04 de Novembro (vulgo amanhã!), por motivos de hospedagem, também.

Então, crianças, estou indo amanhã, num voo direto POA-Lisboa e depois Lisboa-Roma, chegando lá as 18:15h (horário do Brasil) pela empresa TAP!

Até amanhã!

sábado, 21 de setembro de 2013

Tá, e agora? Depois de tudo isso, o que fazer???

Ok, depois de receber o e-mail do CsF com os documentos a serem mandados, mandei os benditos documentos: pedi a universidade estrangeira a carta de aceite definitiva, com data de início e término do doutorado e nível de língua estrangeira que eles exigem (que graças ao bom Deus eles não exigem nenhuma comprovação); minha carta de interesse e a atualização do cadastro.
Uns dois dias depois que eu enviei todos os documentos eles me mandaram um e-mail confirmando o recebimento dos documentos. Li por aí nos grupos do Facebook das pessoas do doutorado que demora uns 5 dias para o termo de aceitação chegar em casa via Correios. Então agora é só esperar!

Coisas que descobri recentemente:
- A seleção na universidade da Itália ainda não foi feita! Eles vão selecionar os candidatos no final desse mês, pelo que entendi.
- Vou ter que fazer uma entrevista pelo Skype com o coordenador do departamento da universidade que eu vou! Medoooo!
- Minha orientadora é um amor! Mandei um e-mail pra ela peguntando sobre moradias lá e contato de alguém pra conversar e el foi um amooor! Me deixou mais tranquila =)

Coisas que ainda preciso fazer... e logo!
- Receber e enviar o termo de compromisso
- Visto
- Arrumar lugar pra morar
- Comprar a passagem
- Ver o que vou levar (tenso!)
- Fazer festas de despedida (hahaha)

Por hoje é isso! Até a próxima =)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Olá, pessoas! Primeira postagem do blog! Criei o blog para compartilhar um pouco da minha experiência sobre o doutorado pleno no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras e para ser meu diário enquanto estou nessa v1d4L0k4 do doutorado.

Doutorado? O que é isso???
O doutorado é a continuação da formação acadêmica, depois da graduação. No Brasil, o normal é a pessoa fazer a graduação (que é em média de 4 à 6 anos), depois fazer o mestrado (2 anos) e depois fazer o doutorado (4 anos). Na maior parte da Europa e EUA não é necessário fazer o mestrado pra fazer o doutorado, ou seja, as pessoas saem direto da graduação para o doutorado. Além disso, na maioria dos países o doutorado duram 3 anos.

Ciência sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras foi criado recentemente (acho que em 2011) pelo governo federal para dar apoio financeiro para estudantes que querem estudar no exterior. Existem diversas modalidades de bolsas: graduação sanduíche (para quem está na graduação e quer passar até 1 ano no exterior), doutorado sanduíche (parte do doutorado no exterior) ou doutorado pleno (todo doutorado no exterior), pós-doutorado (formação que vem após o doutorado) e atração de cientistas para o Brasil.

Doutorado pleno no exterior
Para o doutorado pleno, o candidato não pode estar matriculado em nenhum programa de pós-graduação, deve ter um projeto (e um contato no exterior para um possível orientador), a carta de aceite da universidade estrangeira, currículo lattes do candidato e do orientador. A inscrição no site do Ciência sem Fronteiras é bem fácil. Na minha época a inscrição acontecia por fluxo contínuo (sem prazos pra envio de documentos, sem prazos para respostas...) e demorou quase dois meses para o status do processo mudar de “Inscrição confirmada” para “Em análise”. E mais um mês e meio para a feliz notícia: “Processo aceito”!


Processo aceito, e agora?
Depois de ter o processo aceito, devemos entregar alguns documentos pelo sistema do CsF (eles mandam o link junto com o resto das informações por e-mail). E é nessa fase que estou agora, recolhendo os documentos (carta de aceitação da universidade do exterior, carta de aceitação do candidato, etc.). Depois que eu enviar esses documentos, o CsF vai emitir o termo de compromisso e vai me enviar por correio (sim! Correio! ¬¬), tenho que assinar e enviar pra eles por correio e e-mail e estando tudo certo eles vão liberar meu dinheiro!


Próximos passos na próxima postagem =)